Monday, September 24, 2007

VUNGU DI PLETU

Ora viva!
Relativamente ao programa "músicas de África", apresentado em canais dos PALOPs e portugueses, gostaria de dar uma sugestão: alterações no formato e apresentação do programa. Um apresentador sem pretensões comerciais e tendenciosas. A apresentação com uma jovem negra e não mestiça ou cabra, como a bastarda Vanessa ( que era para combinar com o ar de ignorante e o cabelo desfrisado do pseudo-apresentador/cantor Rogério Dinis - MC Roger ).

«É o nome de um programa musical que passa ,todas as sextas á noite, na RTP África.Durante cerca de uma hora passam videoclips mais ou menos conseguidos de música africana.Infelizmente,na minha opinião,as melhores musicas nunca passam e aí se calhar a culpa não é do programa.Isto dos videoclips ainda não cativou muitos dos grandes nomes da musica africana...Bem,para não dizerem que eu sou má,embora os clips não sejam por aí além,as musicas, até certo ponto, não são más.O que acho triste é o esforço por emitar os afroamericanos da cena Hip Hop e música sim,música sim lá aparecem duas ou três belezas africanas, seminuas, a contorcer-se sensualmente(?) á volta do cantor "estrelo".E é essa a imagem que fica da mulher africana... Mas nada disso é muito grave quando chegamos ao apresentador.Senhores!Onde é que o foram buscar?Porquê que alguem achou que ele servia para apresentar aquilo?!Tanto mais grave é por ele já apresentar o dito programa há uns anos.Mesmo assim,ainda gagueja,atrapalha-se a falar,dá pontapés na gramática,solta frases sem nexo...Talvez fosse desculpável se fosse um directo.Mas não é!Não é! Na sexta feira passada, quando pensava que nada mais me surprenderia naquele Músicas D´África, heis que o apresentador anuncia o próximo artista,"um jovem talento da musica moçambicana",e prossegue tecendo rasgados elogios ao clip que se prepara para exibir.A música começa e qual não é o meu espanto ao verificar que o artista não é outro senão...o próprio apresentador(que por acaso tb é cantor)!!!Putz!Quê isto?Nunca vi tamanho narcisismo!Para não falçar em falta de ética...E ninguem tem mão nele!Nós,espectadores da RTP África temos que levar com ele.Se calhar os senhores lá da RTP África são daqueles que pensam "para quem é ,bacalhau basta".Ai,Ai...»

Esse comentário que coloquei acima pertence a uma jovem dos Palops, que tem estado bastante indignada com a forma como é apresentado o formato televisivo do programa "Músicas de África", na altura, pelo pseudo-apresentador Rogério Dinis, e actualmente com uma cabritinha (porque não poderia ser uma bem negra de Quelimane), Vanessa, de moçambique, por sinal, para promover as músicas do referido pseudo-apresentador e a sua cabritinha. Não têm qualquer tipo de escrúpulos e passam apenas as músicas que lhes agradam e nem fazem questão de pôr as músicas de todos os Palops. Já vi músicas de caboverde bem antigas a passarem vezes sem conta, as do pseudo-cantor/apresentador e em clips onde esse delinquente, "protagonista" de televisão aparece e dos seus amigos moçambicanos.

Em relação às músicas da minha terra, São Tomé e Príncipe, há já algum tempo tem tido grandes talentos, a sua passagem no programa é praticamente nula. Não se vêm passar músicas de São Tomé e Príncipe, por que razão? Apenas passam clips de músicos ao gosto da cabritinha e o "pseudo-cantor, pseudo-apresentador" do malfadado programa! As músicas mais divulgadas e promovidas por esses delinquentes são as de cantores mestiços ou com presença de europeus ou ainda moçambicanos e caboverdianos, como seria de esperar nesse negócio de África!...

Lamento o oportunismo mediático desses traidores da nação africana e deixo aqui a minha profunda decepção quanto às escolhas de apresentadores, que ao meu ver são dos piores vistos em toda a Palopada. Eles sabem o que fazem, mas dizerem que aquilo é um programa de músicas africanas ou dos Palops é mesma coisa que mandar cantar o ceguinho. Vá, força! O fim dos vossos dias não tardará! Diabos vos acompanhe para onde forem com o dinheiro ou fama à custa do nome da rica África. Amaldiçoadas sejam as vossas almas, seus infiéis!

Jykiti Wakongo

1 comment:

Anonymous said...

Por acaso, muitos foros têm a tendência de querer vender os seus discos e não pensam em melhorar as suas músicas nem tentam aprender com os mais velhos. Como vêem os cabujuras a imitarem os antilhanos e os agolanos, tentam fazer o mesmo, só que sai bastante mal e constitui uma vergonha cultural enorme, porque nem sequer cantam em língua que é de São Tomé. Há jovens músicos que gravam umas porcarias em "criolo cabuju" que acho ridículo. Ainda se fossem descendentes de cabuju velhos que "nha ta bai", como o falecido C.Domingos, Aylton D., Kalu, vá lá... apesar de Juka também querer cantar em espanhol e coisas desse género. É uma vergonha nacional. Deveriam entrar esses gajos com chicote quando sobem ao palco e fazem figuras tristes.

Cando